quinta-feira, setembro 29, 2011

O vómito da APREN e o novo imposto sobre os CMEC

A APREN mandou a Roland Berger escrever um rol de mentiras cuja leitura é deveras nauseante, e por isso e por que já me falta a paciência, não vou tratar do dito escrito.
Até porque isso está ser feito, e bem, por quem revela mais paciência do que eu para aturar estes vomitados: aqui no Ecotretas (e aqui), e num novo blog que é um herdeiro meu nestas coisas da energia, o Luz Ligada.
Passo-lhes a espada. E recomendo aos leitores interessados que vão até lá ver as estocadas.
Entretanto, há novidades: acabo de saber que a ideia do imposto especial que tenho sugerido vai mesmo acontecer, e que por causa disso e infelizmente, a cotação das acções da EDP está em queda. O imposto é sobre os malfadados CMEC, e vai buscar 200 milhões de €.
É justo. A crise não pode ser paga só pelos inocentes!

1 comentário:

Curioso disse...

O que é incrível e já não é a primeira vez que vejo um estudo "independente", patrocinado pelo FAI como este...é inadmissível ser o FAI - FUNDO PARA O APOIO À INVOÇÃO. ENERGIAS RENOVÁVEIS a encomendar estudos sobre as Energias renováveis. O outro estudo que me refiro é preconizado pela E.VALUE do roadmap para novas tecnologias energéticas, ou seja, só sobre renováveis, eu fiz um public review desse estudo, e de facto verifica-se que tem erros crassos de quem teoricamente é especialista no assunto, como diz, é mais um VÓMITO do FAI.
Sei que não se devem emitir publicamente juízos de valor sobre pessoas, mas de facto isto é gritante e muito preocupante pois ele faz parte do conselho estratégico do FAI e foi um dos responsáveis pela obrigatoriedade da instalacao de Paineis Solares Térmicos nas novas construções através do RCCTE, eu tive-o como professor de uma disciplina de Energia Sustentabilidade e Ambiente, tenho-lhe a dizer que o discurso era de tal modo mau e sem qualquer base técnica que fui à primeira aula e depois apenas fui ao exame. Peço desculpa da forma exaltada que escrevo este comentário, mas fiz "cross the ts and dot the is" e vejo que esta pessoa faz parte do conselho estratégico do FAI, que por sua vez encomenda estudos "independentes" encomendados pelo FAI sobre as tecnologias que eles promovem - as energias renovaveis: o da APREN e da E.VALUE são exemplos disso...isto assusta-me.

PS: Incrível o FAI também apoiar o Pav. de Portugal na Expo de Xangai.. é só mais um exemplo da utilidade pública desse fundo!

PS2: Não entendo como é que a Roland Berger embarca nestes estudos!