segunda-feira, julho 06, 2009

Porque vão os EUA apostar na energia eólica

Recentemente, um estudo da Universidade de Harvard feito com múltiplas fontes metereológicas e em particular da NASA, apresentou um primeiro mapa mundial do potencial eólico para a produção de energia.
O estudo considera apenas as novas turbinas de 3 MW que estão agora em desenvolvimento e que usam torres com 100 metros de altura, e os resultados são os ilustrados na figura, por país.
De um modo geral, verifica-se que há dois tipos de regiões "ricas" em vento: em certas costas, como no Mar do Norte ou na Argentina, e em certas grandes planíceis, como no Austrália (Sul), toda a pradaria americana e Canadá, e Sibéria.
Nos EUA, toda a grande região central que vai do Texas ao Dakota é relativamente pouco habitada (mas muito agricultivada). Mais uma vez se demonstra que "God blessed America".

2 comentários:

Anónimo disse...

Nós somos os terceiros nas renováveis mesmo sem sermos abençoados... o que seria se o fôssemos?

Pinto de Sá disse...

Renováveis não são só as eólicas; são também as hídricas.
Durante muito tempo, até aos anos 80, a maioria da nossa energia eléctrica era produzida em barragens e, portanto, de origem renovável.
Simplesmente, mesmo para as barragens há o problema delas dependerem de condições climáticas incontroláveis (haver chuva que encha os rios), e depois de explorados os melhores rios vai sendo cada vez mais cara a construção que permita produzir o MWh... além de que os "verdes" não gostam de barragens: foram eles (e o PS) que boicotaram Foz Coa.