quinta-feira, julho 02, 2009

Energias renováveis e dependência energética

E que têm a ver as Energias Renováveis com a dependência energética?
Qual dependência energética? A do petróleo com que se fazem andar os carros? Ou a da energia eléctrica?
A energia eléctrica não se faz com petróleo. Faz-se essencialmente com carvão (40% a nível mundial, em Portugal 30%, nas grandes centrais de Sines e de Abrantes), hidroelectricidade (temos a sorte da maioria dos rios ibéricos desaguar em Portugal), nuclear (importada de Espanha e sobretudo de França), gás natural (ultimamente), e vento (1/8 do que consumimos presentemente).
Portanto, substituir o carvão pelo vento, na produção de energia eléctrica, nada muda na dependência do petróleo que é pago pelo contribuinte na bomba de gasolina. Não há qualquer relação!!!
Poderá vir a haver, daqui a 10 anos, se os carros deixarem de andar a gasóleo ou gasolina e passarem a andar a electricidade. Mas isso ainda é pura ficção científica!
Poderá Portugal posicionar-se para vir a "liderar" uma indústria de carros eléctricos?
Os (imaginados) carros eléctricos precisarão de motores eléctricos. Ora Portugal já os fabricou, em tempos, mas há anos que abandonou tal produção, por ser incapaz de ser competitivo. Não somos a Itália, onde desde os secadores dos lavatórios públicos aos elevadores tudo leva motores eléctricos italianos. Nós agora importamos quase todos os motores eléctricos. E todos os carros.
Grande revolução será precisa, pois, para de tal estado virmos um dia a passar ao de líderes de carros com motores eléctricos, ultrapassando a Honda e a Toyota que, coitados, ainda só lideram o mercado mundial de automóveis híbridos!
Talvez lá cheguemos com muita "vontade" e "determinação". O que me lembra a extrema-esquerda que, nos anos 70, também acreditava poder mudar radicalmente o mundo apenas com a sua visão "iluminada" e muita vontade...

Sem comentários: